
SOMOS
agentes de mudança.
Nossa missão consiste em oferecer serviços especializados:

1
Para a preservação da biodiversidade na Amazônia e a proteção dos ecossistemas.
2
Para promover a sustentabilidade ambiental e a conservação dos recursos naturais.
3
Para gerar benefícios socioeconômicos e ampliar oportunidades ao reduzir desigualdades.
O Instituto de Educação Ambiental Floresta Viva (IEAFV) é uma organização sem fins lucrativos, não afiliada a questões políticas ou religiosas, e que não discrimina com base em credo, raça, etnia, classe, orientação sexual ou gênero. Estabelecido em 2008, o IEAFV tem como meta consolidar, até 2034, o desenvolvimento participativo e integrado de 10 comunidades espiritualistas do Vale do Juruá (AC), por meio do cultivo sustentável das espécies Psychotria viridis e Banisteriopsis caapi, visando garantir o uso responsável da Ayahuasca, além de promover a segurança alimentar e fortalecer o protagonismo de aproximadamente mil integrantes dos povos da floresta. Nosso objetivo é realizar o plantio de 100 mil mudas de cipó (Banisteriopsis caapi) e 10 mil mudas da chacrona (Psychotria viridis) até o ano de 2026.
Nossa missão consiste em oferecer capacitações e treinamentos para a preservação da biodiversidade na Amazônia, relacionados à produção de mudas, criação de animais de pequeno porte, piscicultura, e serviços administrativos como a elaboração de projetos, promover a sustentabilidade ambiental, gerar benefícios socioeconômicos e ampliar oportunidades com a redução das desigualdades.
Entendemos que muitos dos desafios mais urgentes da humanidade, desde as mudanças climáticas até a pobreza, estão estreitamente ligados à floresta e à água. Por meio de nosso trabalho, contribuímos para a redução da pobreza, a resiliência climática, ecossistemas saudáveis e sociedades mais prósperas e inclusivas. A melhoria na governança da biodiversidade é fundamental para alcançar os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Graças à nossa abordagem multidisciplinar, podemos fortalecer as políticas e ampliar o alcance por meio de nossos programas e projetos ambientais, culturais, sociais e espirituais. Essas atividades nos permitem inovar e desenvolver conhecimentos e ferramentas aplicadas à governança da biodiversidade e à preservação das tradições culturais locais.
O IEAFV promove encontros periódicos junto à comunidade para a realização de oficinas que envolvem crianças, jovens, mulheres e até os mais velhos, prestação de contas dos projetos em execução e oferece suporte a encontros espirituais relacionados às práticas religiosas ayahuasqueiras, tanto no contexto nacional quanto internacional. O objetivo é difundir a fé e a caridade cristãs a todos os indivíduos, sem distinção de condição social e financeira, nacionalidade, orientação sexual, gênero, raça, idade ou crenças políticas e/ou religiosas. Demonstramos respeito pelas tradições espirituais de outras comunidades e culturas, reconhecendo o SANTO DAIME®️ como um sacramento divino com uso ritualístico.

Buscamos mudar a forma de como os povos da floresta, sua cultura e a biodiversidade são compreendidos e valorizados.
No IEAFV, possuímos expertise na concepção e elaboração de projetos voltados para a gestão, participação e monitoramento de políticas públicas destinadas ao avanço social, ambiental, cultural e econômico das comunidades tradicionais. Buscamos estabelecer uma rede de contatos e colaborar na criação de projetos coletivos para a revitalização e sustentabilidade, fundamentados em princípios espirituais e na valorização do ser humano.
Promovemos mudanças na forma como as pessoas que vivem na floresta, juntamente com sua cultura e diversidade de vida, são percebidas e valorizadas. Nosso foco é transformar a visão tradicional ou preconceituosa que muitas vezes existe em relação a esses povos, suas tradições e ao meio ambiente que os cerca. Buscamos uma compreensão mais profunda, respeitosa e uma valorização genuína dessas comunidades, de suas práticas culturais e do ecossistema em que estão inseridos. Isso inclui a promoção do diálogo intercultural, o reconhecimento dos saberes locais e a adoção de práticas mais sustentáveis e inclusivas em relação a essas populações e ao ambiente natural."

Projetos em Andamento:
"Responsabilidade pela Sustentabilidade da Amazônia"
Tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento institucional do IEAFV, para que ele se torne um agente político mais influente na sociedade civil e tenha melhores condições para liderar, gerir e sustentar a promoção do desenvolvimento local integrado e participativo das populações tradicionais do Vale do Juruá (AC).
"Desenvolvimento Cultural e Ambiental Ayahuasca Daime Eterno no Vale do Juruá"
Tem como objetivo promover o desenvolvimento participativo e integrado das comunidades ligadas ao Instituto de Educação Ambiental Floresta Viva, por meio de investimentos no cultivo sustentável das espécies Psychotria viridis e Banisteriopsis caapi, visando garantir o uso sustentável da Ayahuasca.

